segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Assembleia de Deus comemora 69 anos de fundação em Rio Branco neste Dia do Evangélico

Com o lema “Serviço e Conhecimento de Deus: Nossa responsabilidade na geração pós-centenário”, a maior denominação evangélica do Acre, a Assembleia de Deus, comemora nesta segunda-feira, 23, os seus 69 anos de fundação em Rio Branco.

O lema assembleiano é baseado na narrativa veterotestamentária do livro de Juízes, capitulo dois, versículo 7 e primeira parte do verso 10, que mostra o comportamento do povo israelense com Jeová, após a morte de Josué, proeminente líder judeu.

O aniversário da Assembleia de Deus será comemorado durante um culto de celebração, às 19h, no templo sede da igreja no 1º Distrito, na Avenida Antônio da Rocha Viana.

“A Assembleia de Deus é um presente de Deus para este estado. Foi levantada para abençoar as famílias do Brasil e do Mundo”, disse o Presidente da igreja em Rio Branco, pastor Luiz Gonzaga de Lima, que há mais de 16 anos lidera a igreja na capital.

A Assembleia de Deus em Rio Branco

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Rio Branco, com sede atual na Av. Antonio da Rocha Viana nº 2.492, bairro Vila Ivonete, foi fundada em 1943 pelo irmão Luiz Firmino Câmara e oficialmente organizada em 24 de janeiro em 1944 pelo pastor Francisco Vaz Neto.

Conforme história das Assembléias de Deus no Brasil, é constituída personalidade jurídica conforme registro de sociedade civil da Comarca de Rio Branco – Estado do Acre, de 05 de maio de 1943, havendo sido declarada de Utilidade Pública Municipal pela lei nº 2523 em 26 de outubro de 1978, e declarada de Utilidade Pública Estadual pela lei nº 773, publicado no diário Oficial do Estado do Acre nº 3743 de 01 de Dezembro de 1983.

Pastorearam a Igreja no decorrer desses anos os Pastores Francisco Vaz Neto (1943), Francisco Marcelino, Hermetério Bertoldo, Túlio Barros Ferreira (? –1956), Manoel Araújo (1956-1978), José Rodrigues Muniz (1978-1986), Carlos Levi Mendes Conde (1986-1994), Luiz Gonzaga de Lima (1994-até hoje).

O Templo da Base foi construído pelo Pr. Túlio Barros que concluiu em 1956, antes na casa do Ir. Luiz Firmino Câmara; Pr. Manoel Araújo foi um desbravador, abriu congregações e trabalhou mais nos Seringais, estradas e rios do Estado, ampliou o Templo Sede. Durante sua gestão foi fundada a primeira Congregação, na Estação Experimental, pelo seu vice Pr. João Batista. O Pr. José Rodrigues Muniz concentrou seu trabalho nas construções de Congregações, ampliou o trabalho de evangelismo no Estado e iniciou a Educação Teológica.

Pr. Levi Mendes Conde, destacou-se na consagração de novos obreiros e líderes, ampliou a área de Educação teológica. Quando saiu em 1994 havia 53 Congregações nos diversos bairros da cidade.

Pr. Luiz Gonzaga de Lima, instalou o sistema de disposição integral de obreiros distribuídos por áreas, no início 6 áreas, ampliando este número paulatinamente no decorrer dos anos, hoje são 27 áreas, com seus 27 pastores respectivamente. Estruturou a administração da Igreja informatizando-a, admitiu no quadro funcional tesoureiros, secretários e funcionários de tempo integral. Construiu o Grande Templo, um sonho da Igreja. Construiu e reformou diversas congregações, criou novos departamentos, dinamizou a Área Educacional da Igreja através da re-estruturação do núcleo da EETAD, Cursos frequentes de aperfeiçoamento de lideranças, cursos básicos e Superior na área Teológica, adequação da Escola Bíblica Dominical, cursos de formação de novos músicos, criação e estruturação da Orquestra Shekinah, instalou o Departamento de Comunicação através da Rádio Difusora (desde 1995) e da Televisão, hoje com programação no SBT (TV Rio Branco), onde é veiculado o programa Fonte de Esperança, às quintas-feiras, das 10:00 às 11:00 (manhã), e do site na internet www.adriobranco.com.br.

Hoje a Assembleia de Deus em Rio Branco Possui em torno de 15.000 membros e congregados distribuídos nas suas mais de 100 congregações e mais o Templo Sede.

Um comentário:

  1. pOXA CARA COLOCA O MEU BLOG DO LADO SEU, TU SÓ COLOCOU O BLOG DO ACCIOLY, EU JÁ ESTOU COM O SEU NO LADO DO MEU. ESPERO SER ATENDIDO. aGTATO.

    ResponderExcluir