quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

40 mil pessoas brincam na última noite do Carnaval Legal que Só



O Carnaval de Rio Branco mostrou que uma festa animada se faz com 40 mil brincantes por dia. Pelo menos essa é a estimativa feita pelos organizadores. A programação rendeu os bailes Infantil e da Melhor Idade, o tradicional Bloco dos Sujos, desfile dos blocos de rua, a presença das Realezas do Carnaval e a ajuda de um povo solidário a causa dos desabrigados. A queda no número de público foi de 20% em relação ao ano passado, ainda sim considerado um sucesso. "É a previsão que o governo tinha, já pensando na consequência da enchente deste ano", afirma Dudé Lima, um dos coordenadores.
E como não  lembrar do trio elétrico e dos muitos artistas que se apresentaram? Haja fôlego, cada banda circulou duas vezes pela avenida. Pode parecer pouco, mas não é. Duas voltas na Amadeo Barbosa é o equivalente a 2,8 quilômetros. "O segredo é beber muita água para não desidratar", confessou Eduardo William, o Rei Momo 2012.
Para cuidar da saúde de tanto folião animado duas unidades de suporte avançada e mais duas tendas básicas de atendimento do Samu estiveram de prontidão durante todo o carnaval. De acordo com o médico Filipe Bezerra, não foi preciso realizar nenhuma intervenção de risco. A maioria dos casos foram de escoriações simples e intoxicação alcoólica.
O balanço parcial realizado pelos órgãos de segurança também foi positivo. Não houve ocorrências de morte. As 24 câmeras instaladas pelo espaço também auxiliaram no trabalho da PM e da Polícia Civil. A maioria dos casos registrados foram de embriaguez ou agressões (vias de fato), rapidamente controlados e encaminhados para a Delegacia de Flagrantes na Amadeo Barbosa, a Defla.
Segundo um dos agentes de polícia civil, Francisco Cordeiro, a decisão de manter o Carnaval foi inteligente. "Caso contrário, seria mais difícil atender a todas as chamadas nos bairros e ainda dar suporte para as famílias que estão no Parque de Exposições".
A mineira Juliene Ferreira aproveitou o Carnaval na cidade pela segunda vez. "Eu, pelo menos, não cheguei a presenciar nenhuma briga. Outra coisa que me chamou a atenção foi a tranquilidade na hora da saída para o estacionamento. Você se sente muito seguro porque também tem policiamento lá fora, nas ruas". No trânsito os dias de carnaval também foram tranquilos, “Nosso trânsito é exemplo. Carnaval sem vítima fatal! A equipe do Detran parabéns pelo trabalho realizado”, disse a diretora do Detran, Sawana Carvalho.
Com o fechamento dos dias de folia, os 80 boxes de alimentação devem ser desmontados ainda no início da manhã da quarta-feira de cinzas. "Porque, se for necessário, já teremos esse espaço para as famílias que precisam de abrigo", explicou Dudé Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário