terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Carnaval Legal Que Só!

O carnaval é a maior festa popular do Brasil, um momento único. E cair na avenida, sambar, brincar e se divertir com segurança será o que o acreano terá pela frente no Carnaval Legal Que Só!. As equipes do já governo estão a todo vapor na Avenida Amadeo Barbosa para finalizar os preparativos da maior festa popular do Brasil, que vai de 18 a 21 de fevereiro, das 23 às 5 horas da manhã.
Serão praticamente dois carnavais simultaneamente. De um lado, o Baile Infantil e da Melhor Idade, no domingo e terça de carnaval, das 18 às 21 horas. No outro, na Avenida Amadeo Barbosa, a festa com o trio elétrico começa  às 23 horas e vai ate as 5 horas da manhã. São esperadas pelo menos 50 mil pessoas por noite, porém, na terça-feira a expectativa é de um público de 80 mil pessoas.
A mudança de horário este ano é uma das principais novidades do carnaval 2012. Dudé Lima, um dos organizadores da festa, explica: “O carnaval do Acre sempre foi assim, com as pessoas se divertindo até as 5 horas, com o sol raiando. A decisão de estender o horário oficial foi do governo, pensando no povo, para o povo, as pessoas mais humildes, que vão de ônibus e poderão voltar de ônibus, coisa que não podiam fazer até o ano passado”.  A ideia se mostrou viável após o Réveillon, uma experiência que deu certo e não resultou em transtornos.
Uma superestrutura
Os acreanos vão poder se divertir novamente caindo na folia atrás do Brunão, trio elétrico já conhecido pelos acreanos desde o carnaval do ano passado. Ao todo, 23 bandas farão parte de todo o carnaval. Só no trio elétrico serão três bandas por noite, sem nenhuma repetição, ou seja, 12 bandas fazendo a alegria da galera. No Baile Infantil e da Melhor Idade, serão duas bandas por noite animando no palco montado no estacionamento do estádio Arena da Floresta.
A praça de alimentação será composta de 80 boxes, devidamente sorteados, orientados e organizados pela Secretaria de Turismo (Setul). Esse sistema também se estende até os 400 ambulantes que estarão do lado de fora, munidos até de informações turísticas, para explicar como funciona o carnaval do Acre para quem por aqui estiver de passagem.
E para quem quiser ir de carro para a folia, vale lembrar que toda a Avenida Amadeo Barbosa estará com sua laterais disponíveis para estacionamento, com flanelinhas coordenados pela Setul. Também haverá estacionamentos privados. “Festa popular do governo é bem feita. O povo merece o melhor, principalmente o povo mais simples. Tudo será muito bem feito pelo governo, com transparência e devidamente licitado”, reforça Dudé Lima.
Segurança
O diretor da RBTrans, Ricardo Torres, informou  que as empresas de transportes coletivos vão disponibilizar 30 ônibus com linha direta para a Avenida Amadeo Barbosa. Com as linhas que já operam na área do Segundo Distrito, será 45 o número de ônibus para atender a população. Após a meia-noite os ônibus saem do estacionamento improvisado em frente à Polícia Militar até o horário de funcionamento normal das linhas de ônibus. Também estarão 617 táxis e mais 540 mototaxis a serviço dos foliões.
O comandante da Polícia Militar, coronel José Anastácio dos Reis, afirmou que a PM atuará com escala dobrada, incluindo até os policias que estejam de férias ou à disposição de outros órgãos. Só  na Amadeo Barbosa e Arena da Floresta serão mais de 460 pessoas militares da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Ciatran, sem que o policiamento normal nas regionais seja alterado. Serão 300 policiais só dentro do espaço do carnaval, além de 166 no entorno.
Já o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Pires, revela que serão 20 bombeiros diariamente na folia da Amadeo Barbosa, além de duas viaturas da corporação - uma em cada extremo da entrada da avenida. Também ficarão dois bombeiros para fazer a prevenção em cima do trio elétrico.
Outra novidade este ano serão câmeras de segurança que farão todo o monitoramento da Amadeo Barbosa durante os dias de folia. Com esses equipamentos, o objetivo é de que nenhum folião infrator saia impune e o monitoramento se torne ainda maior para que todos possam brincar em paz e tranquilos.
O que vai ter no Carnaval Legal Que Só!
- Um Trio Elétrico 
- Um palco (para Baile Infantil e da Melhor Idade, com pulseirinhas de identificação, animadores e "lambe-lambe")
- 80 boxes de alimentação
- 400 ambulantes
- 466 policiais e agentes de trânsito
- 20 bombeiros
- Duas unidades do Samu
- 45 ônibus, 617 táxis e 510 mototaxis
- Água potável gratuita distribuída pelo Depasa
- Banheiros químicos
- Arquibancadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário