sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Rio Acre continua subindo em Xapuri

O município de Xapuri está enfrentando a maior enchente do Rio Acre desde o ano de 1978. Até o momento, 1.080 pessoas foram afetadas pela inundação: 374 foram desalojadas de suas residências e se dirigiram para casas de parentes e amigos. As outras 113 estão abrigadas no Ginásio de Esportes Álvaro Mota, no Núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac), na Loja Maçônica Bandeirantes do Acre nº 1 e no Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião.
A Defesa Civil trabalha com um contingente de 224 pessoas em Xapuri, entre efetivos da prefeitura, Exército e voluntários. A maioria dos moradores das áreas de risco foi retirada, mas as equipes estão encontrando dificuldades para convencer algumas famílias, principalmente do bairro Bolívia, de abandonarem suas casas. Elas insistem em ficar no local, mesmo diante do perigo iminente.
As imagens das áreas da cidade afetadas são desoladoras. Ruas inteiras foram invadidas pelas águas e muitas pessoas tiveram perdas de pertences domésticos e animais de estimação. A ponte que liga o bairro Braga Sobrinho ao centro de Xapuri foi encoberta pelas águas. No bairro Sibéria, o acesso à balsa que faz a travessia entre os dois lados da cidade também está praticamente interditado.
Na região do rio localizada em frente ao centro comercial da cidade, o nível das águas está se aproximando da rede elétrica que segue para o bairro Sibéria, oferecendo risco de ser arrastada pelos balseiros. Se isso ocorrer, deixará cerca de 2 mil pessoas sem energia.
Em entrevista concedida na manhã de hoje, o prefeito Bira Vasconcelos afirmou que a previsão é de que as águas continuem subindo em Xapuri durante esta quinta-feira, 23. O gabinete de emergência montado na prefeitura realizou reunião às 11 horas e as deliberações foram de que todo o efetivo engajado no atendimento às vítimas deve continuar operando de acordo com as previsões mais pessimistas.
A prefeitura do município está divulgando através dos veículos de comunicação uma campanha de doações de alimentos e produtos destinados à saúde bucal e corporal para as famílias que estão alojadas nos abrigos públicos. Quem desejar ajudar de alguma maneira essas pessoas deve se dirigir aos abrigos e entrar em contato com as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social.

BOLETIM ALAGAÇÃO

rio_pequenoNível do Rio Acre
17,52 m

Medição das 6h - 24/02/2012
Em Rio Branco: 5.730*
* Pessoas desabrigadas (em alojamentos da Prefeitura e do Governo do Estado)

70 equipes trabalhando (6 pessoas por equipe)



Nenhum comentário:

Postar um comentário