quinta-feira, 22 de março de 2012

Governo vai transferir detentos de Unidade Penitenciária de Cruzeiro do Sul

Os detentos que cumprem pena no Pavilhão A da Unidade Penitenciária Manoel Néri da Silva, em Cruzeiro do Sul, estão sendo transferidos para uma ala no novo presídio do município. A medida, prevista para acontecer nos próximos meses, está sendo antecipada em virtude da determinação da juíza Andréa Brito, titular da 2ª Vara Criminal e das Execuções Penais daquela Comarca.
“Já tínhamos um planejamento definido para readequar os presídios de Cruzeiro. A obra ainda não está pronta, por isso, vamos fazer os ajustes necessários para transferi-los para essa nova ala”, destacou o diretor do Instituto de Administração Penitenciária, Dirceu Augusto da Silva.
O diretor do Instituto explicou que os recursos para a readequação do presídio de Cruzeiro foram conseguidos via convênio celebrado entre Governo do Estado, Ministério da Justiça e Caixa Econômica Federal em 2008, entretanto, o recurso foi liberado em 2009, tendo o governo assinado à ordem de serviço para o início da obra de construção de nova unidade prisional em janeiro de 2010.
“Devemos seguir uma série de imposições da burocracia. Somado a isso, ainda tivemos que ampliar o projeto inicial”, completou.
Por se tratar de uma obra destinada ao Sistema Penitenciário, o diretor explica que é necessária a observação de alguns cuidados técnicos, principalmente para se evitar fugas e garantir a segurança dos detentos, visitantes e servidores.
Uma reprogramação do projeto inicial foi apresentada à Caixa, as mudanças incluíram a construção de espaço destinado ao banho de sol, bloco para visitas íntimas e outro bloco reservado ao setor administrativo.
“Uma obra destinada ao sistema penitenciário precisa ter cuidados específicos. Antes da entrega são necessárias várias vistorias”, esclareceu Silva.
Como a justiça determina que os detentos sejam removidos e veda o recebimento de novos reeducandos no pavilhão em questão, o Governo irá acelerar o procedimento que já estava em andamento. E para isso já está sendo instalado um reservatório elevado de água, e nos próximos dias terá início a pavimentação no entorno da unidade.
“Estas questões serão resolvidas em 20 dias. Mas volto a dizer que a obra ainda não está concluída. Tão logo os detentos forem removidos vamos dar sequência ao nosso planejamento, iniciando a reforma do Pavilhão A”, concluiu o diretor do Iapen.
Na tarde desta quinta-feira, 22, a diretoria do Iapen irá se reunir com representantes da Procuradoria Geral do Estado e da Caixa Econômica para elaborar um documento que será entregue a juíza Andréa Brito oficializando as medidas que estão sendo adotadas pelo governo.

Fonte: Agencia de Noticias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário