sexta-feira, 14 de junho de 2013

BR 364 poderá ser fechada


A paciência dos povos indígenas com o governo do Acre está por um fio. Hoje (14) completa trinta dias que um documento foi entregue ao governador Sebastião Viana pedindo a saída do diretor da Casa de Saúde Indígena (CASAI) em Cruzeiro do Sul, o senhor Érick Daniel, medida administrativa não deliberada. Segundo o presidente da Federação do Povo Huni Kui, Ninawá Huni Kui, uma mobilização acontece nos municípios de Feijó e Tarauacá para o fechamento da BR 364 a partir de domingo (16), “caso não seja confirmado à saída do diretor”, confirmou.
A deliberação pelos indígenas aconteceu após uma audiência pública realizada com a presença do Ministério Público Federal. Por telefone, a reportagem conversou com Manoel Gomes, uma das lideranças indígenas da região. Ele disse que o governador Sebastião Viana garantiu a exoneração de Érick Daniel.
“Falta diálogo entre o Daniel e os indígenas, por falta de conhecimento dos problemas das comunidades, ele parece se esconder sempre atrás dos nomes da Policia Federal, da Funai, enfim, nenhuma das lideranças dos municípios de Feijó, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo quer a sua presença no movimento”, comentou Gomes.
Daniel teria se recusado a ajudar com a compra de um caixão e o transporte para uma índia atropelada na BR 364 “por que ela não estava a trabalho”, disse Gomes.
Além disso, os problemas ligados, principalmente na área de saúde pública que Daniel se comprometeu a resolver não foram resolvidos. Um deles foi comunicado a secretaria nacional da Funai. “A dentista responsável por atendimento odontológico em Tarauacá continua atendendo indígenas ao ar livre, na praia”, acrescentou Gomes.
O OUTRO LADO:
Procurado pela reportagem a atendente da Casa de Saúde Indígena em Cruzeiro do Sul informou que Érick Daniel está de férias, no estado do Maranhão. Na CASAI ninguém está autorizado a falar sobre o assunto. A assessoria de imprensa do governo ficou de enviar respostas ao ac24horas, o que  não aconteceu até a edição desta matéria.
Fonte:Ac 24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário