sábado, 15 de junho de 2013

Troca e reverência à bandeira no aniversário de 51 anos do Acre Estado

A bandeira hasteada no mastro da Gameleira é  trocada três vezes ao ano ou quando há necessidade por deterioramento (Foto: Angela Peres/Secom)
No dia 15 de junho de 2013 se comemora mais um aniversário da autonomia acreana. Debaixo de um belo céu azul e um sol brilhante, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Acre realizaram novamente a solenidade de troca e reverência a bandeira localizada no mastro da Gameleira, como parte das comemorações do aniversário de 51 anos da elevação do Acre a categoria de Estado. A bandeira hasteada no mastro da Gameleira é trocada três vezes ao ano ou quando há necessidade por deterioramento, causado pela ação do tempo e exposição. E hoje é uma das três ocasiões especiais, tendo em vista que a troca da bandeira no aniversário do Estado já é uma tradição, contando com todo o corpo militar estadual.
Foi a lei 4.070, de 1962, que elevou o Acre à condição de Estado Brasileiro (Foto: Angela Peres/Secom)
Foi a lei 4.070, de 1962, que elevou o Acre à condição de Estado Brasileiro, antes Território Federal. Mas o processo não foi nada simples. Durou anos, houve dificuldade, conflitos e elevou o nome de gente que lutou por tal momento, como Guiomard Santos, autor da lei, e José Augusto, primeiro governador eleito diretamente pelo povo do Acre e deposto pela ditadura. O comandante da Polícia Militar do Acre, coronel José Reis Anastácio, lembrou que, “Comemoramos hoje não só o aniversário do nosso Estado, mas o heroísmo, a coragem e a luta dos nossos autonomistas, que fizeram com que pudéssemos escolher nossos governantes através do voto e assim conseguir autonomia política e administrativa para o Acre”. O secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, também esteve presente no evento, representando o governador Tião Viana. Para ele, “Essa é uma cerimônia militar em um dia festivo, uma data que não pode passar em branco, que valoriza a história do Acre”.

Fonte: Agência de noticias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário