quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Asfaltos cedem e crateras abrem em ruas de Cruzeiro do Sul

Trechos mais críticos devem ser recuperados ainda este mês, diz governo. Período chuvoso agrava problemas em vias de Cruzeiro do Sul.
Situação na Rua do Madeira, em Cruzeiro do Sul, é crítica (Foto: Genival Moura/G1)
Situação na Rua do Madeira, em Cruzeiro do Sul, é crítica (Foto: Genival Moura/G1)

Pavimentadas há menos de um ano, em Cruzeiro do Sul (AC), por meio do Programa Ruas do Povo, do Governo do Estado, algumas ruas da cidade já apresentam problemas na infraestrutura em vários pontos, principalmente, em locais de relevo acidentado. Moradores e motoristas demonstram preocupação com os desmoronamentos e crateras que vão se abrindo nos novos trechos pavimentados.

Aposentada Diná Soares teme tragédia (Foto: Genival Moura/G1) 
Aposentada Diná Soares teme tragédia (Foto: Genival Moura/G1)

Na Rua Seabra, bairro do Formoso, o asfalto cedeu danificando mais de meia pista, a falta de sinalização no local é umas preocupações da moradora Maria Isamilde da Silva. “É um risco grande, principalmente para quem não conhece a rua. Até as crianças podem cair dentro do buraco quando estiverem brincando. Há poucos dias uma mulher caiu de bicicleta aqui e se machucou bastante, pedimos que as autoridades tomem providência”, alerta. No mesmo bairro, a Rua Germano Frank está operando em meia pista depois que uma cratera abriu também em decorrência de um aterro que cedeu devido as chuvas. “Aqui um caminhão caiu dentro desse buraco e um motoqueiro sofreu um acidente. A gente vive preocupado porque esse problema fica embaixo de uma ladeira onde os carros passam embalados. Até a faixa da rua por onde estamos passando está caindo e podemos ficar isolados de vez”, relata o motorista Carlos de Souza Vasconcelos.
Rua Germano Franklinm, em Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)
Buraco se abriu na Rua Germano Franklin, em Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)

Situação ainda mais complicada vive a aposentada Diná Soares Cavalcante, de 65 anos. A Rua do Madeira, no Bairro Copacabana, cedeu e ameaça desmoronar sobre a casa em que ela mora com dois netos e o marido. “Em noites de chuva ficamos de sobreaviso com medo de morrer, o meu esposo tem sérios problemas de saúde e quando melhora passa o dia inteiro tentando fazer manualmente algum tipo de aterro para proteger a família. Antes do asfalto a gente andava por um caminho, mas dormíamos tranquilos sem esse risco de anoitecer e não amanhecer vivos”, diz em lágrimas.
Travessa da Mangueira, em Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)
Travessa da Mangueira, em Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)

O coordenador do Programa Ruas do Povo em Cruzeiro do Sul, Gotran Neto, explica que o governo junto com as construtoras que pavimentaram as ruas pretendem iniciar ainda este mês a recuperação dos trechos mais críticos. “Nós temos um levantamento completo e o pessoal da engenharia já iniciou as visitas nesses locais, o inverno está rigoroso e ainda não foi possível iniciar os trabalhos, mas este mês queremos recuperar os trechos que estão causando transtornos. O governo pavimentou 48 quilômetros de ruas em Cruzeiro do Sul e os problemas não representam quatro por cento dessas vias, mas assim que a gente recuperar, elas serão repassadas pela Prefeitura que ficará responsável pela manutenção”

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário