sábado, 18 de janeiro de 2014

Chuvas em janeiro já atingiram 80% do esperado no AC, diz Defesa Civil

Situação põe órgãos de defesa civil em alerta para enchente em fevereiro. Nível dos rios baixa em quase todos os municípios.
Pelotão ambiental prepara homens para possível cheia do Rio Acre (Foto: Reprodução/TV Acre)
Pelotão ambiental prepara homens para possível cheia do Rio Acre (Foto: Reprodução/TV Acre)

O volume de chuvas no Acre já alcançou o índice de 80% do esperado para o mês de janeiro, afirmou nesta sexta-feira (17), o coordenador da Defesa Civil Estadual, Carlos Gundim. A situação e a previsão de mais chuvas para os próximos dias, faz com que os órgãos de defesa fiquem alertas para a possibilidade de enchentes nos próximos meses. "Para o mês de janeiro, temos um histórico de uma média de 278 mm para o mês todo e, até esta o esta sexta-feira (17) já choveu 240 mm, ou seja, até a metade do mês já choveu 80% do que estava previsto. Se continuar com essa intensidade nossa preocupação será com o mês de fevereiro", explica.

Segundo Gundim, geralmente o mês de março é o que causa mais preocupação, pois o volume de chuvas nessa época acaba excedendo a capacidade de absorção do solo, influenciando no nível dos rios. Em 2014, no entanto, as chuvas estão intensas já no mês de janeiro, o que pode acabar adiantando uma eventual enchente. E, caso o rio fique cheio mais cedo, existe ainda uma outra preocupação. "40% das alagações ocorreram no mês de março em virtude desse fenômeno. Vários fatores nos preocupam, pois, se alagar em janeiro ficamos preocupados que tenha outra alagação em seguida. Foi assim em 1997 e 2012, quando tivemos as maiores cotas dos rios. Houve alagação em janeiro, o rio baixou e quando foi em março teve outra", lembra. Nível do rio sobre em Brasiléia e baixa em outros municípios Apesar da preocupação, o coronel diz que o nível dos rios em quase todo o estado baixou nos últimos dias, até mesmo em Tarauacá, que já havia ultrapassado a cota de alerta, o rio recuou. A exceção é a cidade de Brasiléia, onde em aproximadamente 24 horas, o Rio Acre encheu três metros.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário