segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Temendo enchente, Prefeitura de Rio Branco começa a construir abrigos

Ação faz parte do plano de contingência para auxiliar desabrigados. Nível do Rio Acre chegou a 12 metros, nesta segunda-feira (20).Prefeitura de Rio Branco começou  a construir abrigos nesta segunda-feira (20) (Foto: Marcos Vicentti/Asscom Prefeitura de Rio Branco)
Prefeitura de Rio Branco começou a construir abrigos nesta segunda-feira (20) (Foto: Marcos Vicentti/Asscom Prefeitura de Rio Branco)

Com o nível do Rio Acre cada vez maior a Prefeitura de Rio Branco começou a executar algumas ações para se preparar em caso de enchente. Nesta segunda-feira (21), os 100 primeiros abrigos para famílias que tiverem que deixar suas casas começaram a ser construídos no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, na capital. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Coronel George Santos, a medida foi tomada por que na manhã desta segunda, o nível do rio chegou a 12 metros, menos de dois metros abaixo da cota de transbordamento, que é de 14 metros.

"É um procedimento constante no plano de contingência. A primeira vez que o rio atinge 12 metros a gente desencadeia a construção de 100 abrigos, para que possamos ter um espaço de tempo necessário, caso ele encha cada vez mais rápido e possamos receber as famílias", explica. Em 2013, 380 abrigos foram construídos no parque de exposições para receber as famílias que vivem em áreas mais próximas do rio e tiveram que deixar suas casas. Um total de 1.658 pessoas desabrigadas. Santos diz que, embora ainda não tenham famílias desabrigadas, a partir deste momento as famílias ribeirinhas precisam começar a tomar alguns cuidados. "Cuidado com o contato com essas águas que podem estar contaminadas, com as crianças que tomam banho no rio e com animais peçonhentos que possam aparecer", salienta.

Primeias famílias chegam ao abrigo do Parque de Exposição em Rio Branco (Foto: Reprodução TV Acre)
Em 2013, 380 abrigos foram construídos no Parque de Exposições (Foto: Reprodução TV Acre)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário