sexta-feira, 15 de maio de 2015

Com 75% de inadimplência, Depasa lança programa para quitar débitos

Programa foi lançado dia 20 de abril e se estende até 30 de junho. Consumidores alertam para o desperdício de água que existe nos bairros

Pelo menos 75% dos consumidores de Cruzeiro do Sul estão inadimplentes com o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), segundo o órgão. Para reduzir esse número, a autarquia lançou um programa para recuperação de débitos vencidos no município. De acordo com o órgão, com as 16 mil ligações na cidade, a arrecadação total deveria ser de R$ 400 mil por mês, mas o total cai para R$ 100 mil mensal com a inadimplência.
Segundo o gerente Regional do Depasa no vale do Juruá, José Maria Freitas, com a inadimplência atual, o órgão sobrevive com a ajuda do governo. O programa foi lançado dia 20 de abril e se estende até 30 de junho de 2015.
“O dinheiro que se arrecada em nível de estado, não dá nem para pagar os produtos químicos. Muito menos folha de pagamento, manutenção e estrutura. Queremos a partir desta gestão fazer um trabalho no sentido de conscientizar os consumidores a evitarem o desperdício e tornar e garantir a sustentabilidade do órgão”, revela Freitas.
Os débitos vencidos podem ser emitidos via internet, e o pagamento de faturas pode ser efetuado por débito automático. O Depasa criou ainda um canal de atendimento via serviço 0800, correção e unificação da estrutura tarifária e a atualização cadastral. A medida vai abranger todos os débitos pendentes de usuários, referentes ao consumo de água e a prestação de serviços vencidos até 31 de março deste ano, podendo ser pagos à vista ou em até 20 parcelas.
Freitas diz que é preciso que as pessoas tenham o hábito de pagar a conta de água. Além disso, o gerente afirma que as unidades consumidoras vão receber o hidrômetro,  para que as pessoas possam pagar o que consumir e evitar desperdício.
“Precisamos aprimorar e modernizar nossas ações, pois fornecemos água de boa qualidade e intencionamos fazer esse fornecimento 24 horas por dia. Para isso é preciso que a empresa seja autosustentável, não podemos continuar com o índice de inadimplência que registramos hoje”, afirma Freitas.
O gerente diz que na medida em que o usuário for ao órgão fazer o parcelamento será feito um recadastramento. Segundo ele, a intenção é estreitar o relacionamento com os consumidores.
Ele informou ainda que depois de três meses o conselho deliberativo irá tomar medidas administrativas visando tornar a empresa autosuficiente na sua arrecadação. “Todos pagam as contas de telefone, luz, aluguel e não pagam água. Queremos em alguns bairros ter água todo dia e toda a hora. Estamos trabalhando para modernizar nossa empresa para que nossos usuários tenham um melhor serviço. Para isso é preciso que as pessoas paguem pelo que consomem”.  
Maria Francisca Lopes, de 37 anos, moradora do bairro do Formoso, recebe água do Depasa e de um sistema de distribuição municipal, mas prefere dividir com vizinhos o pagamento da conta de luz do poço. “A água do Depasa demora de quatro a cinco dias para chegar e quando chega não sobe para a caixa, então prefiro pagar para ter água do sistema municipal”, diz.
A moradora do bairro do Cruzeirinho Novo, Elenilda Oliveira da Silva, de 36 anos, diz que em seu bairro não falta água, e que o maior problema é o desperdício. “Pago minha conta todo mês, mas tem muitos moradores que além de não pagar, não fecham suas torneiras, tem canos quebrados e o reservatório do bairro vive derramando água. Acho que eles deveriam além de cobrar das pessoas, coibir o desperdício que existe na maioria dos bairros”, reclama Elenilda.
Fonte: G1 acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário