sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

11 erros que detonam o cabelo


Quer perder 2 kg em apenas 3 dias? A nutricionista Paula Castilho sugeriu um cardápio desintoxicante realizado exclusivamente à base de sucos. Para prepará-los, você só precisa bater todos os ingredientes no liquidificador. As bebidas devem ser ingeridas imediatamente para não perder os nutrientes. Por ser uma dieta restritiva, não deve ser realizada por mais de três dias.

Visitar o cabeleireiro (só) uma vez por ano, passar chapinha para arrumar as pontas (com os fios sujos), esquecer-se do condicionador depois de passar a máscara de tratamento... Essas atitudes parecem normais e corriqueiras, mas, sim, elas estragam todo o seu cabelo. Você está preparada para mudar alguns hábitos? Então confira 13 dicas de e ganhe um visual maravilhoso o ano todo.
1. Esfregar a toalha
O cabelo não fica mais seco com esse esfrega-esfrega. Para tirar a umidade sem danificá-lo, basta apertar a toalha com cuidado. E nada de fazer aquele rolinho na cabeça, hein? Ele quebra todo o cabelo.

2. Substituir o condicionador pela máscara

Máscara e condicionador são coisas diferentes. O certo é usar o xampu para abrir a cutícula dos fios; a máscara, para hidratá-los; e, então, o condicionador, que finaliza selando a cutícula.

3. Aplicar condicionador na raiz

Isso aumenta a oleosidade do cabelo e pode dar caspa. O condicionador deve ser usado, portanto, apenas no comprimento e nas pontas. Quem tem o cabelo curto deve colocar nas mãos o equivalente a uma moeda de R$ 0,50 do produto e passar, de leve, só nas pontinhas.

4. Pentear o cabelo molhado

Até dá, mas com a escova certa, já que o cabelo úmido quebra facilmente. Escolha os modelos quadrados (ou raquete) ou pentes de madeira. E cabelo embaraçado precisa de creme de pentear!

5. Fazer hidratação na praia

Esse hábito bem intencionado pode "fritar" seu cabelo. Quer manter os fios macios e brilhantes no verão? Use produtos que protejam contra os raios solares.

6. Lavar com água "pelando"

Ninguém precisa tomar banho de água fria, mas também não é preciso regular o chuveiro para inverno, se é verão. Senão as cutículas se abrem, aumentando a oleosidade na raiz e irritando o couro cabeludo. Tome banho morno, vai!

7. Esquecer o termoativo

Não passar um defrizante termoativado antes de secar os fios é crime! Esse produto protege o cabelo contra o calor do secador, deixando-o mais saudável.

8. Prender com elástico

Ele aumenta a quebra dos fios, além de favorecer a queda. Prefira os modelos específicos para cabelo, largos e macios, ou até mesmo piranhas. E faça rabos de cavalo mais soltinhos.

9. Usar chapinha para ajeitar os fios

A chapinha serve para alisar o cabelo logo após a lavagem e quando ele já estiver bem seco (após o uso do secador ou a secagem natural). Passar a chapinha no dia seguinte à lavagem, para dar aquela arrumada básica, facilita a penetração de poluição e outras sujeiras na fibra capilar. Não e não!

10. Passar química em casa mesmo

Apesar da economia tentadora, progressiva e relaxamento devem ser feitos no salão, porque as chances de algo dar errado são grandes - e os danos, irreparáveis. Já pensou se você fica careca?

11. Cortar anualmente (ou nem isso...)

Cabelo estraga, sim, por mais que você cuide bem dele. Com o tempo, a parte danificada das pontas sobe para o comprimento. Ir uma vez por ano ao salão e cortar um dedo não elimina pontas duplas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário