domingo, 8 de janeiro de 2012

Desempenho dos estudantes do Acre sobe no ranking nacional


Resultado do Seape demonstra avanço qualitativo e quantitativo na educação

Mais de 80% de estudantes da rede pública do Acre participaram do Seape (Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar), realizado todos os anos desde 2009. Provas de matemática e português foram aplicadas em outubro do ano passado e os resultados já foram tabulados, demonstrando que houve aumento significativo na performance dos alunos de mais de 95% das escolas públicas do estado e do município. Em matemática, o desempenho obteve 12 pontos de elevação porcentual e, em português, oito.

"Estamos muito satisfeitos com a elevação do nível de proficiência dos nossos alunos nesse ano de 2011, cujo incremento foi bastante expressivo. A avaliação do Seape, por ser anual, acaba nos dando, rapidamente, um retrato bem mais fidedigno do que o próprio Ideb, do Inep/MEC, cujas avaliações (Prova Brasil) são feitas a cada dois anos e o resultado demora um ano inteiro para ser divulgado. Além disso, nas séries em que a avaliação é aplicada, é utilizado o modelo censitário e não por amostragem. Dessa maneira, os gestores de nossas escolas, professores, pais e os próprios alunos, além de nossas equipes de acompanhamento, podem considerar os resultados para efeito do planejamento pedagógico do ano letivo em curso”, avalia Daniel Zen, secretário de Educação. Segundo Zen, o resultado do Seape é um indicativo de que o estado poderá ter um crescimento semelhante no Ideb 2011, cujos resultados devem ser divulgados em setembro de 2012.

O governador Tião Viana também comemora os índices apresentados e os contextualiza na história recente do estado: “Esses números demonstram que, durante esses doze anos, trabalhamos no caminho certo. O Acre teve importantes conquistas na área da educação, saindo do 27º no ranking nacional, em 1999, e alcançando o 9º lugar em 2011. Esse resultado é fruto do trabalho feito pelos ex-governadores Jorge Viana e Binho Marques, com o apoio do presidente Lula, e que priorizamos manter, ampliando os avanços com o apoio da presidenta Dilma”

Nenhum comentário:

Postar um comentário