segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Poronga forma mais de 870 jovens em Rio Branco


Adotado como política pública de ensino pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) em parceira com a Fundação Roberto Marinho, o Programa Especial de Aceleração de Aprendizagem do 6° ao 9º ano do Ensino Fundamental - Projeto Poronga, formou na tarde de sexta-feira, 27, no ginásio do Sesc, 873 alunos. Ao todo, sete municípios acreanos foram beneficiados com a ação, que formou 1.677 alunos em 2011.
 Criado em 2002, o Poranga tem o objetivo de proporcionar uma educação, onde o aluno aprenda a ser, desenvolvendo valores e resgatando a cidadania, buscando uma formação integral. Neste período, 26.480 jovens receberam seus certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio e 1.500 professores foram formados pela metodologia do Telecurso.
Na ocasião, o governador Tião Viana ressaltou que “participar desse momento de celebração é uma alegria. Hoje constatamos que a realização dos sonhos daqueles que lutaram para reencontrar uma forma de atravessar para o futuro, de buscar oportunidades de emprego e renda e de uma vida diferente. É a consagração do esforço pessoal, da disciplina, coragem e superação”.
Tiao Viana lembrou ainda e agradeceu os governos de Jorge Viana e Binho Marques pelo bom trabalho realizado pela educação do Acre e da parceria de sucesso com a Fundação Roberto Marinho que “enxergou o ser humano, o beneficiando com programas especiais como o Poronga, permitindo aos jovens ficarem longe das drogas, da violência, da corrupção e da falta de ética”.
Para a representante da Fundação Roberto Marinho, Teresa Farias, “no Acre encontramos um governo comprometido com a educação. Nos da FRM somos presenteados com a parceria com gestores públicos a serviço da educação. O Acre é vitrine no cenário nacional no quesito educação de qualidade. Estamos orgulhosos de fazermos parte desta historia de sucesso”.
Segundo o Secretario de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, o Poronga fundamenta-se em uma proposta de inclusão social, de fortalecimento da autoestima, representando uma tentativa de oportunizar aos alunos em distorção idade/série um ensino de qualidade, preocupado não só com a correção de fluxo, mas com a valorização do ser humano, condição essencial para o êxito no processo de escolarização.

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