quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Parceria entre governo e UnB garante a formatura de 73 novos professores no Acre

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), realiza de 7 a 10 de fevereiro, no Acre, as solenidades de colação de grau dos cursos a distância de licenciatura em Artes Visuais, Teatro e Música.

Os cursos foram oferecidos na modalidade de Ensino a Distância, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tiveram duração de quatro anos e formaram 73 novos professores nos municípios de Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Rio Branco, Tarauacá e Xapuri.

As formaturas estão ocorrendo nos oito polos de apoio presencial do Acre e contam com a presença de professores e coordenadores de cursos da UnB. Na terça-feira, 7, houve solenidades de formatura em Tarauacá e Brasileia e na quarta-feira, 8, em Cruzeiro do Sul e Acrelândia.

“Ao longo da minha vida sonhei com esse momento. Tenho conhecimento de minha responsabilidade com a sociedade”, disse, durante a colação, Rosa da Silva de Sousa, aluna destaque da turma de Artes Visuais de Tarauacá. A Universidade de Brasília teve um papel importante na formação desses professores, levando-se em conta a demanda por professores com habilitação nessas áreas.

“Hoje se faz necessário termos uma visão tecnológica da educação para acompanharmos a evolução dos tempos. Essa é a primeira turma que estamos formando”, disse a coordenadora de Tutoria da UnB, Lisa Minari. Para ela, a parceria com a Secretaria de Estado de Educação foi fundamental para o sucesso do trabalho. “A expectativa é de que a parceria seja fortalecida nos próximos anos, para que possamos oferecer mais cursos por meio da Universidade Aberta do Brasil.”

O que é o Sistema Universidade Aberta do Brasil - A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para
camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.

O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, municípios e do Distrito Federal.

O Sistema UAB foi instituído visando "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário