quarta-feira, 28 de março de 2012

Jorge Viana agradece acolhida de lideranças comunitárias de Rio Branco

Na tribuna senador acriano falou sobre as conversas que manteve com os moradores de bairros atingidos pela enchente


Ouvir a comunidade, seus anseios e expectativas, e fazer dessas opiniões a base para um mandato cada vez mais participativo. Este é o objetivo do senador Jorge Viana, que se reuniu, no último fim de semana, com várias lideranças comunitárias de Rio Branco. Em discurso feito nesta segunda-feira, 26, no Senado, Jorge Viana relatou sua visita aos bairros Taquari, 06 de Agosto e Terminal da Cadeia Velha – todos atingidos pela cheia do rio Acre -, e agradeceu a acolhida dos moradores.
As conversas foram realizadas na varanda, na sala ou no quintal das casas. Jorge Viana ressaltou a presença de pessoas importantes, que representam suas comunidades, como no bairro Taquari, onde estiveram presentes o diretor da Escola Elias Mansour, Justino Queiroz; o Pastor Elias, da Assembléia de Deus; o Chico Monitor, liderança comunitária da Igreja Católica; e o presidente da Associação de Moradores, Salim Manasfi.
No bairro 06 de Agosto, a reunião aconteceu na casa da Maria da Luz Saldanha, filha de uma das moradoras mais antigas do local, Madalena Oliveira. O bairro é, para o senador Jorge Viana, um símbolo da luta do governo da Frente Popular por um equilíbrio entre as condições naturais do ambiente e a ocupação urbana. Foi durante o seu governo que aconteceram importantes investimentos para revitalização daquela área.
“Nesse encontro tivemos a presença de figuras emblemáticas, como a professora Guajarina Margarido. Ela, que hoje é presidente da Associação de Mulheres do 2º Distrito, representa muito na luta por melhores condições daquele bairro e esteve conosco tomando um café, um suco de cajá, falando sobre o que espera do nosso trabalho”, declarou o senador, citando ainda as presenças na reunião do Sr. Oliveira, um dos primeiros moradores da região; do presidente do bairro, Sérgio Roberto; do comerciante Jamyl Farias, que trabalha no mercado 06 de Agosto, e dos diretores das escolas Roberto Santos Mubárac, Antônio José, e Reinaldo Pereira Silva, Aledir Soares.
A última reunião aconteceu no sábado de manhã, no bairro Cadeia Velha, com a presença de outros importantes colaboradores, como o vereador Elias Campos (PRP), o presidente do bairro Baixada da Habitasa, João Paulo Santos, o conselheiro Pedro Seratto e a professora Nilva Souza de Lima, Diretora da Escola Georgete Kalume, além do presidente do bairro, José Ribamar.
“Como senador, fui pessoalmente até a casa das pessoas, saber como a gente pode ajudar neste momento, especialmente depois desse desastre natural que prejudicou a vida de tantas famílias”, comentou Jorge Viana.
Monitoramento – O senador elogiou a atuação do governador Tião Viana e dos prefeitos dos municípios atingidos pela enchente, especialmente os de Rio Branco, Raimundo Angelim, e de Brasiléia, Leila Galvão, que estão à frente das duas cidades que mais somam prejuízos decorrentes do aumento das águas. Jorge Viana também agradeceu o apoio da presidente Dilma na liberação de recursos, via Ministério da Integração, mas lembrou que é preciso continuar na luta pela viabilização de projetos para reconstrução dos municípios. Do prefeito de Rio Branco, o senador recebeu um Plano de Reconstrução que soma R$ 18 milhões para recuperação de áreas afetadas pela cheia na capital acreana.
Jorge Viana também defende um projeto de monitoramento de rios, o que permitirá prever com certa antecedência o aumento das águas, e evitar tragédias como a que aconteceu em Brasiléia. Os equipamentos para este trabalho já foram disponibilizados pela Agência Nacional de Águas (ANA) e deverão entrar em operação numa parceria com o Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário