sábado, 17 de março de 2012

Muito se tem dito, ultimamente, sobre a utilização do computador na educação como um meio de minorar os problemas evidenciados pelos baixos índices de desempenho dos alunos no processo ensino-aprendizagem e os altos índices de evasão e repetência. A favor e contra. Infelizmente, grande parte das afirmações feitas, tanto de um lado como do outro, reflete, freqüentemente, algum desconhecimento de causa. As vezes até‚ muita desinformação. Tanto do lado dos defensores como dos críticos há pessoas que, no fervor do entusiasmo ou no zelo da crítica, não foram, lamentavelmente, informar-se, antes de tomar posição. E o essencial, aqui, mesmo mais importante do que ser a favor ou contra, é compreender do que efetivamente se trata.



Mário Maffi é produtor rural. Natural de Santa Catarina, começou a plantar milho no Acre há seis anos. No primeiro ano investiu na plantação de apenas quatro hectares, seis anos depois irá colher o produto em 300 hectares de terra, com meta de chegar a 500 em 2013. O aumento da produtividade pode ser creditado, segundo ele, à experiência que adquiriu, aos investimentos com pesquisas e também à melhoria da infraestrutura, como a trafegabilidade do ramal.
“A terra do Acre é abençoada. Sempre gostei da agricultura e tenho alcançado bons resultados. Devido à qualidade da terra, aqui tenho que usar um quarto da quantidade de adubo para ter o mesmo resultado que teria plantando milho em outra localidade”, ressaltou o produtor. A colheita do milho na propriedade de Mário estava sendo feita com maquinário próprio e partir de agora ganha reforço de três colhedeiras. Os equipamentos foram disponibilizados pelo governo do Estado. A ajuda governamental se fez necessária devido à quantidade de chuva registrada no Alto Acre neste ano.
“Nossa meta é agilizar o processo de colheita do milho. Devemos dar uma atenção especial ao Alto Acre devido às chuvas em excesso, para que os produtores não percam a produção e tenham prejuízo depois do que já investiram”, destacou o secretário de Agropecuária, Mauro Ribeiro.
Antes da chegada dos novos equipamentos, o Silo Graneleiro do Alto Acre já estava recebendo diariamente de 100 a 120 quilos de milho por dia. O período de safra do milho é de março a julho. Nesse local são realizados o processo de limpeza, seleção e armazenamento dos grãos antes da comercialização do produto. Com as três colhedeiras a capacidade de colheita será ampliada em 50%.
A prefeita de Brasileia, Leila Galvão, acompanhou a chegada do maquinário. Segundo ela, a produção agrícola tem crescido na região, e para isso tem contado com o apoio do poder público, que complementa os investimentos feitos pelos próprios produtores rurais. “Somente com esta ação serão beneficiados em média 180 produtores. Estamos vivendo uma nova realidade. Os produtores estão tendo oportunidade de aumentar sua renda, e o município tem aumentado a produtividade”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário