sábado, 22 de junho de 2013

Rio Branco é o município com maior incidência de trabalho infantil no Acre

Capital tem mais de 4 mil crianças e adolescentes trabalhando. Cidade recebeu a caravana do Norte contra o trabalho infantil.

                                               Imagem ilustrativa 

Qualquer trabalho exercido por criança e adolescentes menores de 16 anos, com exceção de aprendizes, é considerado trabalho infantil. Segundo dados do último censo 2010, no Acre 12% das crianças na faixa etária de 10 a 17 anos trabalhavam. Nesta quarta-feira (19) Rio Branco recebeu a caravana do Norte contra o trabalho infantil. Rio branco é o município com maior incidência de trabalho infantil no Acre, com mais de 4 mil crianças trabalhando. Em seguida estão as cidades de Cruzeiro do Sul com 1.690, Feijó 1.425, Tarauacá 1.244 e Sena Madureira com 1.189 A caravana tem como foco os estados da região Norte, Rio Branco é a sexta e penúltima cidade a receber a caravana. O encerramento será no estado do Pará, em 26 de junho. "É uma estratégia de mobilização, de articulação, de sensibilização. Para pautar o tema, colocá-lo na pauta política e social do município, do estado. Mas é também para fortalecer as articulações locais, nós sabemos que para enfrentar o trabalho infantil é necessário que as esferas de governo e as entidades da sociedade civil se movam em um esforço conjunto, claro que a maior responsabilidade é do governo", afirma Iza de Oliveira, secretária executiva do fórum de trabalho infantil.
A secretária explica que há uma grande preocupação em relação ao trabalho infantil, mesmo com uma redução nos dados do Censo de 2010 quando comparados ao Censo 2000. "Tanto no que se refere ao número de criança, quanto a proporção de crianças houve uma redução, mas essa redução foi muito pequena. Isso realmente trás uma preocupação, porque nós entendemos que o trabalho infantil é uma violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes.", enfatiza. O Brasil é referência mundial no combate, mas esses números ainda preocupam. Segundo Luis Henrique Ramos, chefe da divisão de fiscalização do Ministério de Trabalho e Emprego, são mais de 3 milhões de crianças e adolescentes trabalhando no país. "Quando a gente fala que de 5 a 17 anos temos um quantitativo maior que 3 milhões de crianças e adolescentes trabalhando preocupa sim, mas a forma como o Brasil enfrenta esse problema, reconhecendo esse problema, aplicando políticas para acabar com esse problema, que nós faz ser referências" disse. O Acre tem um número reduzido e pode erradicar mais rapidamente o trabalho infantil, destaca Luis. "É um número menor, a gente pega grandes centros, com grande população, onde o estado tem mais de 100 mil crianças e adolescente trabalhando, o Acre hoje segundo os dados do censo de 2010 tem menos que 20 mil crianças nessa situação, então é um número reduzido", afirma. 

Fonte: G1 e Colaborou Evely Dias, da TV Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário