sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Começa procura por materiais escolares em Rio Branco

Volta às aulas começaram mais cedo em 2014, diz gerente de papelaria. Escolas só podem exigir materiais de uso individual do aluno, diz Procon.
Papelaria no Acre (Foto: Veriana Ribeiro/G1)
A volta às aulas começaram mais cedo em 2014 nas papelarias de Rio Branco. Devido a Copa do Mundo e as eleições, muitas escolas começam o ano letivo já no final de janeiro. Stefania Melo, gerente de uma papelaria na capital, afirma que as vendas começaram a aumentar nesta semana. "A semana passada ainda foi muito parada, só agora que está começando", afirma. Ela estima que nesta época do ano a papelaria deve ter um aumento de 40% nas vendas, mas ressalta que um dado oficial só pode ser verificado após o balanço das vendas no final do mês.
A gerente afirma que muitos produtos são procurados e que os pais se guiam por listas oferecidas pelas escolas. "A maioria dos pais vem com a lista das escolas, com papel em geral, cartolina, cola, papel A4, caneta, lápis de cor, é bem diversificado. Quem compra mais caderno é aluno de Ensino médio ou faculdade", explica Stefania. Procon De acordo com a chefe da Divisão de Fiscalização do Procon, Francisca Brito, as escolas só podem exigir materiais de uso individual do aluno. Todo material de expediente ou de uso coletivo da instituição não pode ser cobrado na lista. "Qualquer cláusula que obrigue os pais a entregarem nas escolas materiais de uso coletivo é nula. Exemplos são resma de papel ofício, papel higiênico, esses materiais que a escola é obrigada a oferecer e que já estão embutidos no valor da mensalidade", explica.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário