sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Rio Tarauacá ultrapassa cota de alerta e Defesa Civil fica apreensiva

Nível do rio atingiu 9,35 metros; cota de alerta é de 8,50 metros. Chuvas devem continuar até o final do mês, diz meteorologista.

As chuvas cada vez mais frequentes em todo o estado no Acre nos últimos dias têm contribuído para o aumento dos níveis dos rios. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o rio Tarauacá, que banha a cidade acreana de mesmo nome, ultrapassou a cota de alerta, nesta sexta-feira (10), e começa a causar preocupação. De acordo com o coordenador da Defesa Civil no estado, coronel Carlos Gundim, o rio Tarauacá está até o momento com 9,35 metros. A cota de alerta para esse rio é de 8,50 metros. "Faltam apenas 15 centímetros para alcançar a cota de transbordamento que é de 9,50 metros. A partir daí muitas famílias já ficam desabrigadas lá e nossa preocupação é grande", conta.
Cheia do Rio Tarauacá (Foto: Assessoria Corpo de Bombeiros)
Gundim explica que como a calha do rio Tarauacá é muito rasa enchentes costumam acontecer na região até três vezes ao ano. Para tentar amenizar os efeitos de uma eventual enchente, o coronel diz que a Defesa Civil no local já possui um plano de contingência. "Estamos de prontidão, ainda nenhum família foi removida de sua residência, mas quando acontecer serão levadas para escolas do município, que são os principais abrigos. Temos ainda barcos e efetivo", enfatiza. Se a situação em Tarauacá preocupa, por enquanto, o mesmo não pode ser dito dos demais 21 municípios acreanos, onde mesmo com as chuvas e o aumento no nível dos rios a situação ainda considerada normal. "Está tudo dentro da normalidade, apesar da forte chuva que caiu, o lugar que mais encheu foi Rio Branco", diz. Previsão é de mais chuvas Segundo o meteorologista Davi Friale, a previsão é que mais chuvas intensas aconteçam em todo o estado do Acre pelo menos até a próxima terça-feira (14). "Inclusive em Brasiléia e as regiões central e oeste do estado estão mais propícias a ter chuvas", explica. Friale explica que pelo menos até o final de janeiro as chuvas predominarão no Acre. "Até o fim do mês, no mínimo a cada três dias, dois serão com chuva em média. Essa é a média do estado", ressalta. A respeito da subida no nível do Rio Acre ocorrida nos últimos dias, o especialista explica que ela não tem relação com as chuvas que ocorreram no perímetro urbano. "O rio subiu rapidamente nos últimos dois dias e coincidiu com as chuvas que aconteceram aqui em Rio Branco há dois dias, mas essa subida ocorreu devido as chuvas que estavam ocorrendo nas cabeceiras do rio. As chuvas aqui em Rio Branco não tem quase nenhuma influência no nível do rio", explica.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário