quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PM lança projeto para diminuir criminalidade em bairros da capital

Iniciativa propõe célula entre moradores para estreitar relações. Policiais passam de casa em casa dando dicas de segurança.
Policiais passam nas casas para passarem dicas de segurança  (Foto: Reprodução/TV Acre)
Para diminuir os números de roubos e furtos em residências dos bairros de Rio Branco, o 4º Batalhão da Polícia Militar (4ºBPM) promove em alguns bairros o projeto 'Vizinhança Solidária'. Os policiais envolvidos na ação passam todos os dias de casa em casa repassando aos moradores regras de segurança para coibir possíveis crimes. Para o comandante do 4º batalhão, Major José Messias, a iniciativa é uma forma de parceria entre comunidade e polícia para dificultar a ação de bandidos. "A polícia só e ostensiva, ela não consegue resolver o problema da criminalidade, principalmente os crimes contra o patrimônio", diz.

O principal objetivo do projeto, segundo a policial militar Patrícia Costa é fazer a interação dos vizinhos para que a própria comunidade se ajude. "O projeto consiste em formar células entre vizinhos para que eles possam se conhecer melhor", explica. O presidente do bairro Tucumã, Márcio Mendes diz que os moradores do local há muito tempo reclamam da quantidade de roubos e furtos nas residências e assaltos no Parque do Tucumã. Com o novo projeto, ele acredita que esses números podem ser reduzidos e a situação amenizada. "Creio que de agora em diante vai haver um policiamento mais ofensivo no local", fala. Para a costureira Miracela Azevedo, moradora do bairro que recebeu a visita dos policiais, a iniciativa é uma forma de aproximar os vizinhos e ajudar na segurança das casas. "É uma forma de conscientizar as pessoas, porque se os vizinhos não ajudarem, quem mais pode ajudar?", questiona.

Para o major, a contribuição da comunidade é uma forma de intensificar o monitoramente e inibir esses crimes nas casas. "É importante para que estes fatos, principalmente esses crimes de furtos e roubos venham a diminuir", destaca.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário