quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Rio Branco terá estacionamento rotativo 'Zona Azul' ainda este ano

Veículos poderão ficar estacionados somente por 2h. Aparelho utlizado para medir tempo de estacionamento será utilizado.
Cobrança de zona azul começa  a valer na Vila Adyanna em São José (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Na tentativa de amenizar a falta de estacionamento nas ruas de Rio Branco, principalmente na região central da cidade, a Prefeitura Municipal de Rio Branco vai implantar o estacionamento rotativo 'Zona Azul' ainda este ano. A alternativa visa 'desafogar' os espaços reservados a estacionamentos na capital. De acordo com o superintendente da RBTrans, Ricardo Torres, o Zona Azul vai funcionar com a utilização de um aparelho chamado parquímetro. "Esse é um aparelho tipo um token, parecido com um aparelho que emite informações. Você chega nesse equipamento, digita a placa do carro, efetua o pagamento com moedas ou com cartão de crédito. Depois debita o valor correspondente e pode utilizar a vaga por até duas horas", explica.
O gestor informa ainda que após duas horas o veículo precisa ser retirado do local. Após esse prazo, você tem que sair com o veículo não podendo ser feita a renovação, a não ser que você desloque o carro para outro ponto e efetue novamente o pagamento", informa. O equipamento fica em uma distância de 50 metros para que a pessoa possa ter a facilidade de estacionar o carro e ir até o aparelho para efetuar o pagamento. O borracheiro Antônio Aparecido conta que toda vez que precisa ir a alguma área no Centro perde muito tempo. "Tenho muita dificuldade, principalmente quando a minha esposa quer ir fazer compras em alguma loja. Tenho que parar o carro e ficar dentro, se não pego uma multa", fala. Frota de veículos da capital O superintendente da RBTrans informa que atualmente em Rio Branco são mais de 140 mil veículos e que é necessário que a prefeitura crie essa alternativas para garantir maior mobilidade para a cidade. O processo licitatório do Zona Azul já está em andamento. "Nós estamos com o processo de licitação já na fase final. Muitas empresas pegaram o edital, mas somente duas participaram e elas contestaram alguns critérios técnicos, mas essa fase já foi superada e agora nós estamos no final do processo licitatório. Acredito que mais uma ou duas semanas deva se encerrar toda essa parte burocrática e iniciar a parte de assinatura dos contratos e a programação da implantação do Zona Azul. Após e o processo de licitação no máximo em 90 dias a Zona seja implantada. "Nós temos aproximadamente 480 vagas na área central e esse número então iria para algo em torno de 1.200, 1.300 vagas havendo essa rotatividade", explica.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário