quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Rio Iaco ultrapassa cota de alerta em Sena Madureira

Em dois dias, o nível das águas se manteve acima dos 14 metros. Segundo Defesa Civil, é grande a previsão de chuva para o resto de janeiro.
fotos de Sena Madureira
O Rio Iaco, no município de Sena Madureira, interior do Acre, está pelo segundo dia com o nível das águas mais alto que a cota de alerta. Na quarta-feira (15), a Defesa Civil Estadual registrou 14,90 metros. Nesta quinta-feira (16), as águas desceram apenas 10 centímetros, apontando 14,80 metros. Mesmo superando a marca, o comandante da Defesa Civil, Carlos Gundim afirma que o rio está dentro da normalidade para esta época do ano. "Esse é um período em que o rio vai encher e vazar. O que vai determinar essa oscilação é a quantidade de chuvas", explica. A cota de transbordamento do Rio Iaco é de 15,20 metros. O trabalho de remoção de famílias ocorre quando essa marca é atingida. "Nós temos um plano de contingência que determina as diretrizes em casos de enchente. Temos em todos os municípios, locais para levar as pessoas atingidas pela água", garante.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a previsão para a continuidade das chuvas durante o mês de janeiro é grande. "Nós temos 80% de chances de chover todos os dias até o dia 26 de janeiro, exceto no dia 24, que a chance é só de 30%", finaliza o comandante.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário