terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Sem recadastramento, 30 mil devem ter o título cancelado em Rio Branco

Quase 70 mil eleitores ainda não fizeram o recadastramento biométrico. 'Não é uma grande surpresa, mas é preocupante', diz diretor do TRE.
TRE ressalta que eleitores que não fizerem recadastramento sofrerão sanções (Foto: Renata Brasileiro/Ascom TRE)
Faltando menos de dois meses para o término do recadastramento biométrico dos eleitores de Rio Branco o diretor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Carlos Venícius Ribeiro, já estima que mais de 30 mil eleitores terão seus títulos eleitorais cancelados. Pelo menos 68 mil eleitores ainda precisam passar pelo recadastramento. Ribeiro diz que apesar de expressivo o número já era esperado. "Não é uma grande surpresa, é uma média nacional de 83%, que é o que a gente deve atingir. Mas é preocupante que num universo de 230 mil eleitores você ter 30 mil cancelamentos", lamenta. Nesta terça-feira (14), o diretor diz que o TRE conseguiu recadastrar 70% do eleitorado. "Chegamos a marca de 161 mil eleitores, e temos ainda 68 mil para recadastrar nesse prazo exíguo de 1 mês e 15 dias", diz. No entanto, embora a procura por parte dos eleitores tenha aumentado nos últimos dias, ainda está abaixo da capacidade de atendimento do TRE. "Podemos atender até 1.900 eleitores por dia e atendemos entre 1.300 e 1.400 eleitores", diz.

Ribeiro diz que o TRE tem buscado facilitar para a população, seja instalando pontos fixos ou itinerantes de recadastramento em locais de grande circulação de pessoas e ressalta que é preciso que as pessoas se conscientizem. "Nós já fomos em todas as regiões da cidade, desde a estrada para Porto Velho a zona rural. Hoje temos seis pontos fixos e um ônibus rodando, agora depende realmente do eleitor buscar esse serviço que é obrigatório", salienta. Sanções O recadastramento eleitoral é obrigatório para todos os eleitores maiores de 18 anos que votam em Rio Branco. O diretor explica que não fazê-lo pode trazer problemas para o eleitor que só poderão ser resolvidos em novembro de 2014. "Com o cancelamento, o eleitor não vai votar em 2014, mas esse não é o único problema. As universidades federais exigem certidão de quitação com a Justiça Eleitoral, aquele aluno maior de 18, não faz a matrícula dele; o cancelamento do título deixa o CPF irregular e uma das condições para ter direito a um programa social do Governo é estar regularizado; quem quer viajar para o exterior não tira passaporte; um jovem que estudou para passar no concurso não toma posse. São consequências danosas para o cidadão e não precisa passar por isso", explica.
Diretor TRE Acre Carlos Venícius Ribeiro (Foto: Renata Brasileiro/G1)
Diretor do TRE no Acre, Carlos Venícius Ribeiro chama atenção para as sanções que os eleitores podem sofrer (Foto: Renata Brasileiro/G1)

O prazo final para o recadastramento ser feito termina no dia 1º de março, mas como a data cairá no sábado de carnaval, o TRE está considerando o final de fevereiro como prazo final. Em contrapartida, ele acredita que até o início do mesmo mês, 80% dos eleitores farão o recadastramento, possibilitando que as eleições em Rio Branco sejam feitas via biometria. Atualmente o TRE possui pontos de recadastramento no Fórum Eleitoral de Rio Branco, na BR-364; em um anexo na Avenida Ceará, próximo ao Terminal Urbano; no Via Verde Shopping, na sede do Detran, na Central de Serviço Público - OCA, no Centro da cidade e um ponto no Hospital das Clínicas. Para fazer o recadastramento é preciso levar identidade e comprovante de endereço. Os homens, que irão tirar o título pela primeira vez, devem levar ainda certificado de reservista.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário