domingo, 4 de março de 2012

Campeã da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas visita o gabinete do governador


Consagrando pela primeira vez o estado do Acre como campeão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a estudante de 12 anos, Bruna Larissa Carvalho de Sousa, da Escola Antonia Fernandes de Moura, localizada em Santa Rosa do Purus, foi recebida junto com seus pais na tarde desta sexta-feira, 2, no Gabinete do Governador Tião Viana para as devidas honrarias.
O Acre tem participado de forma significativa na competição, que é uma iniciativa criadora de um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. Além da medalha de ouro, o Estado foi contemplado com mais 16 medalhas de bronze, sendo dez do ensino fundamental e seis do ensino médio.
A recepção do Gabinete foi feita por Nazaré Araújo, Subchefe do Gabinete Civil, e pelo Secretário Estadual de Educação e Esporte, Daniel Zen. “Estamos muito felizes pela conquista de nossa aluna. Através do esforço pessoal, ela não só irá começar cedo sua carreira profissional como também fará com que o estado do Acre sempre se lembre de sua primeira campeã da Olimpíada”, declarou o Secretário.
A estudante será contemplada em cerimônia realizada na primeira quinzena de maio, no Rio de Janeiro, com uma bolsa de iniciação científica no período de um ano, no valor de R$ 100 mensais, e ainda participará de estágio com duração de 10 meses com material e professores preparados pela OBMEP. “Estou muito feliz com este momento de conquista. Espero que esta seja a primeira de muitas premiações”, disse Bruna.
Além dos alunos, escola e professores também são premiados pelo desempenho de seus alunos, que somam mais de 700 desde a primeira edição da Olimpíada de Matemática, realizada em 2005, nos três níveis divididos por grau de escolaridade.
Sobre a OBMEP
A OBMEP é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Suas atividades vêm mostrando a importância da matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
Principais objetivos da OBMEP
- Estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário