domingo, 4 de março de 2012

Governo inicia programação do dia da mulher nos abrigos públicos


Aos 19 anos de idade e com três filhos, a dona de casa Francisca Maíde Ferreira, abrigada no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, era uma das mais atentas à palestra do médico ginecologista Delfran Souza, sobre Planejamento Familiar, neste sábado, 3, pela manhã. Moradora do bairro Seis de Agosto, ela viu de perto, cada um dos métodos contraceptivos como preservativos e pílulas, e soube das vantagens e desvantagens de cada um deles. “Agora vou tratar de evitar mais filhos e pelo que aprendi agora os comprimidos parecem ser o melhor”.
A palestra sobre os métodos contraceptivos faz parte da programação do Dia da Mulher, coordenado pela secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPMulheres), que este ano é voltada para as mulheres atingidas pela enchente do Rio Acre e que estão nos seis abrigos públicos, mantidos pelo governo do estado e prefeitura de Rio Branco.
A programação foi aberta no sábado pela primeira dama do estado, Marlúcia Cândida, que destacou a preocupação do governo com as mulheres atingidas pela alagação. “Nesse momento nossa preocupação com esse público é grande. Então além do afeto e solidariedade, aproveitando essa data importante para as mulheres, trazemos informações que empoderam essas companheiras ”, destacou Marlúcia.
De acordo com a secretária Concita Maia, a programação iniciada no Parque de Exposições é estendida para os seis abrigos. Além dos métodos contraceptivos, as palestras, também serão sobre economia doméstica. “É importante que as mulheres saibam administrar a renda familiar para garantir o bem estar de todos”, conta Concita Maia. No parque de Exposições são 4.700 pessoas abrigadas e mais de 1.500 são mulheres a partir de 14 anos de idade. Segundo a secretária de Assistência Social da prefeitura de Rio Branco, Estefânia Pontes, diariamente, as mulheres contam com serviços de saúde nos abrigos públicos. São consultas médicas, exames e farmácia com medicamentos gratuitos.  Dona Clarissa Campos, de 72 anos, do Bairro Taquari, diz que no Parque conseguiu fazer os exames que vinha tentando realizar. “Me consultei em um dia e dois dias depois já tinha o resultado do exame e agora estou medicada. Tudo rápido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário