domingo, 4 de março de 2012

O sabor é um tanto amargo. Mas, mesmo assim, o chá verde tornou-se o queridinho da vez. E não é só no chá das cinco. Afinal de contas, são tantos os benefícios atribuídos a essa bebida milenar e de tradição oriental que não há como não se render a umas boas doses de saúde diariamente.
Feito com as folhas da Camellia sinensis - a mesma erva que dá origem ao chá preto - o chá verde ajuda na perda de peso, diminui as taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, diminui o risco de artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas, e tem ação cicatrizante por uso tópico. Além disso, quando utilizado em bochechos e gargarejos previne cáries e ajuda a combater infecção na garganta.
O poder do chá verde está em sua composição. "Ele contém altas concentrações de antioxidantes como as catequinas, os carotenóides e os flavonóides, estimulantes como a cafeína, minerais (potássio, sódio, flúor, entre outros), além da teofelina, que é um potente vasodilatador", enumera a nutricionista Mônica Dalmácio, membro do Conselho Regional de Nutrição.
Recentes estudos realizados por pesquisadores japoneses do Centro Nacional Epidemiológico de Prevenção contra o Câncer ainda associam o consumo da bebida ao menor risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como de pele, pulmão, ovário e próstata. "Os resultados positivos estão relacionados aos bioflavonóides e às catequinas, substâncias de ação anti-inflamatória e antioxidante, que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores¿, destaca Mônica.
No processo de emagrecimento, o chá verde atua como importante auxiliar, pois tem ação desintoxicante, digestiva e diurética. Além disso, a combinação de polifenóis em sua composição acelera o metabolismo. "Ele provoca uma sensação de saciedade. Mas quem quer perder peso não deve substituir uma alimentação equilibrada pela bebida. O ideal é fazer uso do chá em conjunto com uma dieta saudável, pobre em gordura e açúcares, além de alguma atividade aeróbica", avisa a médica ortomolecular Luciana Granja.
Mas é recomendável não abusar da bebida. "O consumo em excesso e o chá muito concentrado podem levar a gastrite, devido à cafeína. Nada em exagero traz benefícios", destaca a nutricionista Mônica Dalmácio. Segundo ela, o ideal é consumir a bebida em pequenas doses de 50 ml (copinho de café) ao longo do dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário